quinta-feira, 31 de março de 2011

Obrigado!

Chega ao fim mais uma época. Uma época na qual passámos por altos e baixos, mas em que soubemos sempre ultrapassar a adversidade. Muito se falou sobre esta equipa, sobre a minha prestação como treinador, sobre a qualidade destes jogadores, deste colectivo. Muitas vezes, para não dizer a maior parte das vezes, acertou-se pouco, muito pouco.

Falando de mim, sem dúvida que foi uma experiência fantástica. Estreei-me numa 1. ª divisão de Júniores e terminei no Top 3 de Lisboa. Muitos, que já cá andam há muito, gostavam de lá estar. Outros, continuam a liderar ano após ano. É assim, como em tudo na vida, uns melhores, outros piores. Não me considero o melhor, mas também não me considero o pior. Prefiro pensar que apenas sou mais um. Mais um que pretende ajudar, aprender e transmitir ensinamentos. Tenho respeito pelas pessoas que me respeitam a mim e que entendem todos os sacrifícios que faço em prol de algo que me move, como o futsal. Bem sei que, como eu, há muitos. E por haver muitos como eu, tento respeitá-los. Falando em respeito, esta foi uma época de viragem pessoal. Interiorizei para mim mesmo que teria de mudar. Mudar, não como pessoa, mas na forma de estar. E essa, esta época, foi a minha maior vitória. Uma época, por exemplo, em que não fui advertido e muito menos expulso. Uma época em que melhorei a comunicação e, com isso, a liderança. Uma época em que aprendi. Aprendi a melhorar pelo respeito que tenho para com o clube que represento. O clube que represento há 5 épocas. O clube onde já tenho contabilizados 128 jogos oficiais, 96 vitórias, 12 empates, 20 derrotas, 496 golos marcados e 239 golos sofridos. Aprendi com as pessoas que estão à minha volta.

Obrigado ao grande mister Ricardo Lobão e à sua equipa técnica; ao grande mister Pedro Horta e a todos os restantes treinadores que, de uma forma ou de outra, também me ajudaram a evoluir e a aprender. A todos os atletas que, desde os Escolas aos Seniores, me ensinaram algo. Ao grande Moisés, um bom amigo e conselheiro, sempre atento e sempre disposto a dar algo mais para melhorar o que quer que seja. Ao Presidente, Jorge Delgado, a quem, apesar dos atritos temporários que vamos tendo, sempre em prol do clube, reconheço grande utilidade para com o clube e para comigo. E a muitas mais pessoas que fazem parte da estrutura do clube e a quem podia agradecer. Agradecer também ao Carlos Pires que, de forma temporária, foi-me ajudando neste ou naquele pormenor, neste ou naquele ensinamento. O Pires tem pouca disponibilidade para o futsal, o que é uma pena, mas dentro deste pouco tempo, aprendi imenso com ele. Grande treinador, sem dúvida. Agradeço também aos meus atletas. A todos eles. Mesmo aos que saíram no início, no meio e no fim. Com todos eles ganhei uma experiência. Uma experiência na forma de gerir cada situação, diferente umas das outras. Seria fácil passar aqui e lavar roupa suja, mas como referi acima, deixei-me disso. Cada um segue a sua estrada, melhor ou pior.

Aos cinco atletas com quem deixo de trabalhar, devido à subida de escalão, desejo o melhor. Estarei sempre presente na vossa vida dentro e fora de campo. Para o que precisarem, estarei cá. Tenho de destacar dois elementos, sem qualquer desprimor para com os outros: o Bruno Gouveia e o Hugo Alexandre. Os meus pilares ao longo destes anos. Autênticos guerreiros, excelentes na forma de estar, grandes capitães, grandes exemplos de dedicação, de entrega, de atitude e de determinação. Foi um enorme prazer conviver convosco ao longo de todos estes anos. Dói-me pensar que ainda há um ano, estavam sem jogar, uma época muito importante na vossa formação que perderam, mas que a recuperaram pelo que fizeram este ano, esta época. Obrigado. Vocês são grandes, acreditem no vosso potencial e chegarão longe. Cá estou para o que for preciso.

Agradecer àqueles que me acompanham, a todas as pessoas que sofrem a meu lado e que têm de "levar comigo" nos bons e nos maus momentos. Quer depois de um simples treino, quer depois de um jogo.

Agradecer a todos os pais que nos acompanharam esta época , nos treinos, nos jogos, no campo e fora dele. Obrigado.


Este post será o último. Irei encerrar um espaço que me deu muito gozo realizar e desenvolver. Muito simples, mas deu-me muito gozo. Mais gozo ainda me deu o facto de perceber a quantidade de pessoas que de facto me acompanharam esta época. É sinal de vitalidade. É como o "outro" que diz: "...bem ou mal, mas falem. É sinal que estou vivo." Acompanharam os meus atletas, o meu clube. Um espaço muitas vezes incompreendido, muito simples para uns, mais complexo para outros. Admito que houve posts em que estive mal, como admito que noutros apenas falei a verdade e, por vezes, nem fui a esse ponto. É sempre bom reconhecermos os nossos erros e aprender com eles. A experiência de vida vai-nos dando esse ensinamento e esse reconhecimento. Encerro hoje, por aqui, um blog que me deu muito gozo actualizar, semana após semana. Mais uma excelente experiência.

Obrigado a todos os que acompanharam, aos que comentaram aos que apenas leram, aos que me deram feedbacks extra blog, a todos. Foram quase 16 mil visitantes. Obrigado a todos.

Viva o Futsal!

Viva os Leões de Porto Salvo!!

Um abraço,

Nuno Santos

1 comentário:

  1. Boa tarde,
    não sei as razões pela qual encerraste o teu bolg ja que este dava sempre uma ilutração diferente ao teu/vosso trabalho. No entanto gostei do que li...so os Grandes são capazes de admitir erros, dizer verdades nuas e cruas qd são necessarias mas sobretudo quando procuramos melhorar: qd procuramos ser melhores Homens, melhores lideres, melhores treinadores, qd procuramnos ser melhores amigos/colegas...dos poucos anos que ainda tenho disto, aprendi sobretudo neste ultimo ano que o sntimento de "insatisfação" é um dos melhores sentimentos que se pode ter, tanto na vida, como no futsal. Isto é, a ideia de que tds os dias, tds os treinos tds os jogos podemos melhorar algum aspecto faz com que se CRESÇA, não só como jogador mas tbm como Homem, tudo depende sempre do EMPENHO e ENTREGA que auferimos as coisas. Tal como tu, é bom ver que melhoraste alguns aspectos e no fundo, estas 5 epocas tens um saldo mt positivo ao qual te parabenizo.
    Espero sinceramente que este seja o inicio de uma carreira de sucesso porque tens tds as condições para tal.
    Para finalizar e porque tenho acmpnhado mais ou menos de perto o teu trabalho e que, por vezes, ate ajudei, no que foi preciso, deixo-te uma frase que um treinador disse uma vez e que me revejo:
    "NÓS SOMOS DO TAMANHO DA NOSSA VONTADE".
    Grande abraço, Buba

    ResponderEliminar