segunda-feira, 29 de março de 2010

Resumo de Jogo - 24ª Jornada: UDC Forte x Leões de Porto Salvo



Uma deslocação a um campo complicado, perante um adversário que está a fazer um campeonato tranquilo.

O jogo começou com algum equilíbrio, onde fomos tendo mais posse de bola, mas jogávamos com pouca profundidade e alguma lentidão na circulação de bola. Não circulávamos rápido a bola e isso obrigava que o adversário pudesse estar sempre organizado defensivamente, havendo pouco espaço para jogar.
Finalmente, conseguimos inaugurar o marcador, através de jogada individual de Quim Chongolola. Depois do 0-1, entrámos numa fase menos conseguida, onde deixámos o adversário acreditar que era possível empatar e com isso, o UDC Forte aproveitou para criar algumas boas situações de golo.

Chegava o intervalo.

Para o segundo tempo, pedi aos meus jogadores mais organização defensiva e ofensivamente teríamos de ser mais profundos e rápidos.
A verdade é que o UDC Forte começou o segundo tempo, como tinha terminado a primeira parte, ou seja, superiores a nós. Com isso, sofremos o golo do empate, 1-1.
Conseguimos reagir e partir para uma fase menos má da partida, pois numa questão de minutos, conseguimos ampliar até ao 1-3 (Avelino e Zé Manel). A equipa da casa, reagiu e consegue reduzir para 2-3. Continuámos a controlar o jogo e chegamos novamente aos dois golos de diferença, ou seja, 2-4 (Quim). Pedi um minuto de tempo logo de seguida e pedi calma e tranquilidade aos meus jogadores, dado que os adeptos estavam a jogar outro tipo de jogo (já lá vamos). Nisto, o adversário arrisca no 5x4, mas a nossa equipa organizou-se bem e com isso, consegue o 2-5, através de Zé Manel.

Nota negativa para o público, que foi muito provocador, incitando com isso, a violência.
Os nomes racistas proferidos da bancada, que visavam alguns dos meus jogadores, são de lamentar. Chamar f***o da p**a, preto do ca***ho, és uma m***a, macaco...são alguns dos termos que alguns adeptos da equipa da casa preferiram usar. Vi adultos a picarem-se com os meus jogadores. Sei de pessoas que proferiram estes termos, mas estranho, porque a própria equipa do UDC Forte tem jogadores de várias etnias. Isto é que eu não consigo perceber. Depois, obviamente que também lamento a reacção do meu atleta após o 4-2. Peço desculpa a todos os presentes no pavilhão, mas faz parte da nossa “profissão”, a de formar, e é isso que tenho tentado fazer da melhor forma possível. O atleta em causa foi chamado à atenção e inclusivamente retirado da superfície de jogo, acabando por não participar mais no jogo. Obviamente que não aplaudo a reacção, pelo contrário, mas o rastilho era já grande e vinha detrás...
Tinha um jogador meu na bancada que ouviu o que atrás mencionei, pois, estava mesmo ao lado dos adeptos da casa, o próprio agente da PSP, que foi exemplar na forma de conduzir todo aquele aparato, esteve bastante tempo na bancada onde também ouviu e o próprio árbitro, Pedro Salvador, que diz ir mencionar no relatório de jogo, tudo o que ouviu do lado das bancadas. Vamos esperar e aguardar.

Vitória justa em que a nossa exibição e atitude não foi a melhor.
É caso para dizer que o nosso jogo foi o reflexo dos treinos...

Um jogo especial para mim, pois, atingi nesta jornada, os 100 jogos oficiais, ao serviço do Clube Recreativo Leões de Porto Salvo. Neste momento, o saldo é de 78 vitórias, 8 empates e 13 derrotas, 393 golos marcados e 160 golos sofridos. Muito Obrigado a todos os atletas que passaram por mim nestes 100 jogos...

Cinco Inicial: Cláudio Cardoso, Avelino, Bernardo, Sousa e Cláudio Borges.
Jogaram ainda: Tiago, André Nunes, Paulo Pica, Quim e Zé Manel.

Marcadores: Zé Manel (2), Quim Chongolola (2) e Avelino

1 comentário:

  1. Caro Nuno,
    Acompanhamos o seu blog regularmente, pois até somos um dos seus seguidores e informações sobre os adversários dão sempre jeito. Pelos vistos não somos os únicos a dietar o olho ao adversário. Sobre as atitudes tanto do público como do Quim, concordamos que não foram as mais correctas mas também não faço disso um caso, pois aconteceu no momento e acabou por ali. A solução é aprender com os erros e tentar evitar repeti-los no futuro. O nosso público é composto na maioria por pais e familiares de jogadores, que em alguns momentos mais “quentes” com os seus filhos podem perder um pouco a razão, pelo que apresento desculpas pelos exageros cometidos. Como também já andei lá dentro, sei que por vezes é difícil engolir certas coisas mas tem que ser. Também é para isso que nos pagam chorudamente.
    Obrigado pelos parabéns endereçados. Realmente este ano melhorámos em relação à época passada e também à 1ª volta. Não vos dou parabéns pelo campeonato pois acho que a actual 3ª posição não seria a classificação ambicionada pela vossa equipa. No entanto, a actual classificação não nada desprestigiante em face do campeonato realizado pelos dois primeiros.
    Bom resto de campeonato para a vossa equipa, parabéns pelos 100 jogos e boa sorte para a nova etapa nos juniores.
    Cumprimentos

    Luís Pinho

    ResponderEliminar