sábado, 18 de dezembro de 2010

Resumo à 14ª Jornada


Antes de comentar algo sobre este jogo, para os mais esquecidos, havia um processo de averiguação instaurado ao Belenenses, aquando o jogo da 1ª jornada. Pelo que se sabe, tal deveu-se ao facto de o Belenenses ter utilizado 13 jogadores, nessa partida. Na sexta feira, a AFL atribuiu a derrota ao Belenenses, e neste caso, os 3 pontos caíram para o nosso lado. Relembro da mesma forma, tal como escrevi depois da 1ª jornada, que o Belenenses foi superior à minha equipa dentro de campo, não haviam dúvidas. E continuo com a mesma opinião. Agora, se a AFL decide atribuir a derrota ao Belenenses, por irregularidades, sejam elas de que tipo forem, a culpa não é minha, muito menos do clube que represento, Clube Recreativo Leões de Porto Salvo. Lamento, que esta decisão da AFL tenha sido tomada na vespera do inicio da 2ª volta, precisamente um Belenenses x Leões de Porto Salvo. Portanto, o jogo da 14ª jornada, não começou no Sábado. Começou sim, na sexta feira...

O nosso último treino da semana, foi na quinta feira, pois, abdicámos de treinar na sexta feira, onde treinamos até às 23:30...e ter jogo no Sábado às 14:30, com atletas doentes e outros limitados, tínhamos de gerir esforços.

Chegámos a Belém, sabendo que este jogo, era o jogo da última oportunidade. Tentei fazer passar que os três pontos que nos deram na sexta feira, não significavam nada, se não vencessemos ali mesmo, em casa do adversário.

O jogo iniciou-se, com algum equilibrio de parte a parte. Oportunidades que iam surgindo para ambos os lados, mas foram os da casa que chegaram ao 1-0, através de um erro nosso, onde perdemos a bola em zona proibitiva. Como iriam reagir os meus jogadores, naquele momento? Foi a pergunta que pairou em muitas cabeças, naquele momento. Hoje, respondo. Reagiram de forma grandiosa! Começámos a aproveitar erros do adversário e as transições rápidas iam surgindo, até que Gaby, consegue um roubo de bola no meio campo e numa transição rápida, desfere um forte remate, sem dar qualquer hipotese ao guarda redes adversário. Estávamos no jogo, para aqueles que poderiam pensar algo mais... Continuámos por cima e num lance de ressaltos na area, Diogo Gonçalves aproveita para rematar forte e colocar a nossa equipa em vantagem. Era o delirio, com o 1-2 no marcador. Sentimos o adversário algo intranquilo e soubemos aproveitar erros.

Ainda no intervalo, alertei os meus atletas que o jogo não acabava ali. Pelo contrário, íamos ter mais uma parte intensa. Rectificámos o que tínhamos a rectificar e a concentração para os minutos iniciais teriam de ser máximas.

A segunda parte começou com alguma intensidade dos da casa, mas defendiamos bem. Íamos explorando as transições, mas o resultado mantinha-se. Chegámos às 5 faltas, numa falta duvidosa e que provocou a expulsão do meu atleta Bruno Gouveia. Este atleta, está no nosso clube desde o escalão de Escolas e nunca tinha sido expulso. Pronto, há uma primeira vez para tudo. No meio disto, o árbitro, ainda teve tempo para expulsar o meu colega, Carlos Pires. Incrédulos, tínhamos de reagir. Nos próximos dois minutos, havíamos de defender com menos um. Estivemos impecáveis a defender em inferioridade 4x3. Passados um minuto, foi a vez de um atleta da casa ser expulso. O jogo estava agora mais intenso e os da casa chegam ao 2-2. Ambas as equipas estavam já tapadas em faltas, mas foram os azuis a fazer a sexta falta. Da marca dos 10 metros, Gaby faz um golão e coloca-nos novamente em vantagem, 2-3. Faltavam 3 minutos e o meu colega Carlos Teixeira, treinador dos da casa, pedia um minuto. Sabia que vinha aí o 5x4. Uma vez mais reagimos e estivemos impecáveis a defender. Até que a 1 minuto do final, o guarda redes da casa perde a bola e André Avelino efectua um chapéu perfeito e coloca o marcador em 2-4. Menos de um minuto para jogar e longe de se pensar que o jogo estava acabado. Os atletas do Belenenses não baixaram os braços e a 37 segundos do fim, reduzem para 3-4. Na nossa saída de jogo, ainda tiveram tempo para recuperar a bola e rematar à malha lateral. Os segundos passavam...e os 3 pontos eram nossos!!

Felizes, festejámos! Perdoem-me mas aquele jogo, era mesmo para festejar! Os meus atletas faltaram ao respeito a alguém na hora dos festejos? Creio que não. Eu faltei ao respeito a alguém do Belenenses, sócios, jogadores, staff? Tenho a certeza que não! Embora saiba que os meus festejos foram levados a mal, por parte de algumas pessoas. Se feri susceptibilidades, peço desculpas aos mais sensiveis, mas os meus festejos não foram de forma alguma com um sentido de provocação, embora saiba que as pessoas preferem ver a maldade num acto, num gesto...

Os festejos foram com os meus atletas, com a bancada onde se encontravam os nossos adeptos e também, obviamente para a bancada onde se encontrava a maioria dos sócios e simpatizantes do Belenenses. Mas é que nessa mesma bancada, existiam pessoas ligadas aos Leões de Porto Salvo e como tal, havia que festejar com eles...

Festejámos daquela forma, porque percebemos da importância de tal jogo. Não foi como ouvimos alguns dizer: "Parece que ganharam o campeonato!". Não, não ganhámos um campeonato, ganhámos apenas 3 pontos, mas perante um adversário de excelente qualidade. O Belenenses apenas valorizou a nossa vitória. Errámos menos e isso trouxe-nos a vitória. Agora, ninguém, mas ninguém, me proibe de enaltecer o esforço dos meus atletas. Sete jogadores de 1º ano e quatro de 2º ano. Em alturas crucuias do encontro, como por exemplo a defender com 3 elementos, dois eram de 1º ano; a defender o 5x4, três eram de 1º ano. Dada a ausência de alguns elementos, outros sobrepuseram-se e mereceram toda a minha confiança. Mereceram e merecerão ainda mais!

Apenas algumas notas:
- alguns atletas Seniores da equipa da casa, que jogavam depois de nós, e que enquanto o jogo decorria estavam atrás do nosso banco, não se portaram da melhor forma. Provocaram o meu atleta Gaby.
- a forma como os atletas do Belenenses reagiram no final do jogo, não foi a melhor. Perder, todos perdemos, mas não nos cumprimentarem é um sinal grave. O guarda redes Miguel, esteve muito mal e as palavras que dirigiu a mim, só lhe ficam mal. Se o elogiei à dias e o mencionei como pedra da equipa Junior, hoje, retiro o que escrevi. Pois, ele mesmo, quando o 2-2 surgiu, veio até ao meio campo, deslizou de joelhos virado para a bancada dos nossos adeptos e gesticulou de forma errada. Não podemos ver só um lado. Cumprimentei quase toda a equipa técnica do Belenenses, outros não consegui e apenas dois jogadores me cumprimentaram, o Dário Pereira e o Bruno Pinto. Só lhes fica bem esse gesto.
- Já depois do final da partida, enquanto os Seniores Belenenses aqueciam, o Sr. Alipio Matos cumprimentou-me, deu-me os parabéns e perguntou-me se queriamos passar para o outro lado do pavilhão, onde se encontrava o nosso balneário. Respondi positivamente e íamos todos quase em fila indiana atrás do Sr. Alipio, quando já perto da linha lateral, a sair da quadra para o balneário dá-se uma pequena confusão, um pequeno sururu...entre o Gaby e o Sr. Alipio Matos. Ao que parece o treinador da casa tocou nas costas do meu atleta encaminhando-o para fora de campo e este não reagiu bem. Hoje, sei o porquê, pois, este mesmo atleta tinha acabado de ser provocado por atletas do mister Alipio Matos. Confirmei junto do atleta e junto de pessoas que se encontravam na bancada e pessoas essas que não me fazem duvidar. Depois do pequeno sururu, pedi desculpas ao Sr. Alipio Matos pela confusão. Obviamente que a resposta do meu atleta não foi a melhor, mas farei o meu dever. Aquela passagem, rumo aos balneários, desde o portão até à porta do nosso balneário, era escusada. Juntar ali, naquele pequeno espaço, atletas da casa, atletas visitantes e espectadores, era escusado. Felizmente, nada aconteceu, mas podia ter-se tornado um cenário feio. Um Obrigado ao senhor (organizador do jogo dos Seniores) que se preocupou connosco e mostrou-se sempre disponivel. Obrigado.

Um Abraço também ao Nuno Lopes, pois, a conversar é que as pessoas se vão entendendo e parece-me a mim, que estão ultrapassados mal entendidos do passado.

Marcha do Marcador
1ª parte:
1-0 aos 3m
1-1 aos 13m por Mirel Gaby
1-2 aos 18m por Diogo Gonçalves
2ª parte:
2-2 aos 36m
2-3 aos 37m por Mirel Gaby
2-4 aos 38m por André Avelino
3-4 aos 39m

A Vitória do querer, da determinação, da solidariedade, da ambição, da união de um grupo de amigos, de um clube...

Parabéns aos meus atletas, TODOS eles! Foram fantásticos...
Agora, venha o Natal...e desejamos a todos, um Bom Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário